Logotipo do Brazilian Martial Arts Team - B.M.A.T Fazer Login

(11) 98697 7412

Brazilian Martial Arts Team - B.M.A.T

Brazilian Martial Arts Team
Você está em: Home>>Modalidades>>Kickboxing

Kickboxing

  • Introdução
  • Histórico do Kickboxing
  • Kickboxing no Brasil
  • Graduação de Faixas

Kickboxing

O kickboxing é um esporte surgido nos Estados Unidos na década de 70, quando os praticantes das artes marciais tradicionais visavam aumentar o contato em suas competições. É uma mistura de várias artes marciais.

O kickboxing é um esporte de combate que faz uso de técnicas de punhos e de pernas com propósitos defensivos e ofensivos. Esta modalidade é composta por seis disciplinas, com características próprias, são elas:

Musical Forms - é uma ginástica olímpica marcial, onde os atletas coreografam movimen-tos marciais com música, utilizando-se de armas ou não;

Semi Contact - é uma modalidade de contato controlado, sendo os golpes definidos ponto a ponto. Muito praticada por crianças e mulheres, pois se utilizam de acessórios de proteção, como capacete e protetor de tórax e canela;

Ligth Contact - modalidade de técnicas controladas e contínuas, onde os atletas visam tocar o maior número de vezes seu oponente com o máximo de velocidade e sem grande potência, praticado por todas as idades;

Full Contact - é uma modalidade de contato pleno, que permite o nocaute. Podem-se utilizar somente chutes acima da cintura e técnicas de boxe inglês;

Low Kicks - possui as mesmas definições técnicas do Full Contact, acrescido de chutes que atinjam as coxas do adversário;

Thai Kickboxing ( K-1 Rules ) - possui as mesmas características do Low Kicks, agregando alguns golpes particulares à modalidade, tais como: joelhadas, caneladas e cotoveladas.

Constituindo-se como uma atividade física e desportiva bastante completa o kickboxing quando praticado com regularidade promove um aumento dos índices físico e psíquico; coordenação, equilíbrio, velocidade de reação, agilidade, força, capacidade cardiorrespiratória, autocontrole, autoconfiança e a concentração. Fatores determinantes para uma boa qualidade de vida.

A prática do kickboxing, à imagem de outras modalidades pode ser praticada em qualquer idade, desde que os conteúdos técnicos e pedagógicos e os métodos de ensino e aprendizagem estejam devidamente adaptados às características dos respectivos escalões etários. Por isso a modalidade está aberta á crianças com idade a partir de 07 anos. Cada vez mais ela é praticada pelo sexo feminino, que reconhece no kickboxing um conjunto de qualidades capazes de proporcionar, simultaneamente, uma melhora da condição física ( inclusive estética ) e dos índices de auto controle e confiança.

Saiba onde fazer esta modalidade. clique aqui.

Histórico do Kickboxing

O kickboxing é uma modalidade esportiva de luta, criado na década de 70, nos Estados Unidos da América, por uma geração de praticantes de artes marciais ( Karate ) decepcionados com as regras deste esporte, que na época não permitia o contato pleno.

A partir daí estes atletas passaram a realizar e experimentar competições abertas, onde o regulamento permitia golpes contundentes e variados visando o nocaute do adversário.

Foi então criada a PKA - Profissional Karate Association ( Associação Profissional de Karate ) cujo objetivo era promover e divulgar um novo esporte de luta: o Karate Full Contact, como era chamado o kickboxing naquela época.

Foram organizados vários campeonatos, sendo que nas primeiras competições, as regras não eram totalmente claras, e a divisão de peso ainda não estava definida.

Os Equipamentos de Proteção Individual ( EPIs ) não ofereciam a proteção adequada, e muitos atletas saíam extremamente machucados das lutas que algumas vezes acabavam em morte. Diante disso foi considerado o esporte que mais matava no mundo, chegando a ter o apelido de Killer Karate, ou “ Karate Assassino ”.

Posteriormente, a Profissional Karate Association - PKA, criou o primeiro sistema de divisão de peso para os lutadores. No final dos anos 70 os combates saíram do tablado para o ringue, inicialmente com quatro divisões de peso, que foram modificados no decorrer dos anos.

Inicialmente, utilizou-se o karate como base, tendo em vista que o nome Full Contact provém do termo Karate Full Contact ou Killer Karate.

Criado em 14 de setembro de 1974, nos Estados Unidos ( EUA ), pela PKA o Full Contact consistia em uma mistura de artes marciais, onde as técnicas de perna eram oriundas do karate e Taekwondo, os golpe de membros superiores ( Mãos ) advinham do boxe.

A World Kickboxing Association - WKA, nos anos 80, criou uma nova regra no full contact, permitindo a utilização de low kicks ( Chutes Baixos ), surgindo duas novas categorias na modalidade, denominada Kickboxing Low Kicks e Thai Kickboxing, esta com forte influência do Muay Thai, praticado na Tailândia.

Dentre os atletas pioneiros e de maior expressão no Kickboxing - Full Contact, destacam-se o grande mestre Bill Wallace, Chuck Norris, Benny Urkides, Jeff Smith, Ron Mancini, John Longstreet, Joe Lewis e Dominique Valera.

Atualmente, o kickboxing é subdividido em cinco modalidades de luta, são elas: Semi Contact e Ligth Contact, são categorias iniciais, de preparação básica para as profissionais, que são o Full Contact, Low Kicks Contact e Thai Kickboxing ( K-1 Rules ), onde só participam faixas-pretas. Além destas, há outra que os atletas coreografam movimentos marciais denominada Musical Forms.

Kickboxing no Brasil

O kickboxing se difundiu no Brasil no inicio dos anos 80, com sua antiga denominação de Full Contact ( Contato Completo ). Dois lutadores foram marcantes na disseminação desta modalidade de arte marcial americana em território brasileiro.

Sérgio Batarelli, paulistano, nascido em fevereiro de 1960, começou sua prática esportiva nas artes marciais em 1970 com o kung fu, na qual se tornou professor em 1978 onde neste mesmo ano fundou sua própria academia.

Como dirigente esportivo foi convidado para regulamentar o Full Contact criando a Associação Brasileira de Full Contact e posteriormente em 1991 a Confederação Brasileira de Full Contact - Kickboxing. Além de presidir estas entidades foi atleta por longos anos chegando a conquistar o título mundial.

Outro imponente nome no cenário do Kickboxing nacional foi o Tri Campeão Mundial, Paulo Zorello. Igualmente a Sergio iniciou sua carreira marcial no Kung Fu, e logo depois passou a treinar Full Contact na década de 80 com o Prof. Marcus Tulluis. Inspirado em Bruce Lee decidiu participar de competições amadoras estreando no profissional em 1987, tornando-se o atleta que ostentou o título mundial por mais tempo, durante 10 anos, nas categorias pesado e super pesado.

Atualmente é presidente da Confederação Brasileira de Kickboxing - CBKB, e responsável pela WAKO no continente Panamericano e presidente da Confederação Panamericana de Kickboxing.

É verdade que na época houve muita emulação entre os dois excepcionais lutadores, pois ambos eram dignos de seus cartéis.

Diante do pioneirismo deles, havia basicamente duas vertentes do Full Contact brasileiro uma encabeçada pelo Batarelli e outra pelo Zorello.

Apesar de ter tido a satisfação de conhecer os dois mestres, Sensei Marcio Machado teve sua primeira interação com o Full Contact no ano de 1985 através de um legítimo discípulo de Batarelli que viera há falecer poucos anos mais tarde.

Mesmo sem maiores propósitos participava das aulas ajudando seus colegas de academia, pois esta representava a modalidade do momento. Em suas peregrinações conheceu o Tri Campeão Mundial Paulo Zorello, no ano de 1989 em sua academia no bairro do Ipiranga em São Paulo.

Sensei Marcio continuou sua trajetória no campo das lutas onde anos mais tarde passou a praticar o Kickboxing com fins estritamente esportivos. Atualmente é professor e administra sua equipe de lutas intitulada Brazilian Martial Arts Team distribuída em vários núcleos na cidade de São Paulo contribuindo na difusão da modalidade em todas as classes etárias e sociais da comunidade paulistana.

(Autor: Marcio Alberto Machado)

Graduação de faixas

Graduação oficial da B.M.A.T

Facebook Linkedin

Parceiro

Personal Marcio Machado