No intuito de guiar nossos associados e professores ao caminho do respeito e da benevolência humana, foi criado pelo diretor da B.M.A.T. Sr. Marcio Machado um regimento marcial que visa manter a ordem e os princípios essenciais a todo cidadão de boa fé.
Estes preceitos deverão ser sumariamente cultuados pelos membros da equipe como forma de estabelecer uma profecia marcial de conduta exemplar e de desenvolvimento espiritual e intelectual através da prática das artes marciais.
Para compor este estatuto Sensei Marcio se baseou no legado deixado por inúmeros mestres, que cultivaram ao longo de centenas de anos metodologias de interação do ser humano com o mundo real.
O marcialista que seguir estes mandamentos na sua globalidade colherá os frutos e certamente se beneficiará de sua verdadeira essência hermética.
O acatamento destas normas sociais e intelectivas corresponde a um adestramento sociocultural estabelecido no cerne do indivíduo que culmina na sua mais alta evolução humana.
Ela deverá ser semeada e doutrinada pelos professores da B.M.A.T. junto aos seus discípulos diretos; seus conteúdos deverão ser esclarecidos e praticados em aula; e, sua relevância difundida em todos os segmentos da sociedade mundial.
Baseado nos princípios filosóficos marciais e principalmente no código de etiqueta estabelecido pela sociedade em que vivemos, a B.M.A.T dispõe de cinco ensinamentos básicos a serem praticados por seus associados:
Este inciso do estatuto foi elaborado com o propósito de garantir a integridade física e moral dos associados da B.M.A.T e preservar a imagem da equipe frente a sociedade brasileira. Os itens abaixo relacionados são regras de convívio social que visam manter a ordem e os bons costumes:
Expressões de modéstia e contemplação aos professores são fundamentais para retribuir a devoção profissional destes condutores do saber marcial, pois, é por meio de suas orientações que o aluno aprende e evolui como marcialista e comumentemente como cidadão íntegro e benfeitor. Na verdade ele é o norteador de seus conhecimentos marciais.
O Dojo ou local de treinamento é um recinto inerte aos acontecimentos do mundo exterior, sendo assim é um lugar para ser venerado e utilizado de forma responsável para a reflexão das ideologias e aprendizado das práticas físicas das artes marciais. Nosso comportamento deve ser condizente com sua relevância de uso, isto também se estende nas suas condutas com seus companheiros de treino.
É imprescindível ao marcialista saber se comportar dignamente em qualquer ambiente, ainda mais quando este lugar tratar-se de seu local de treino. Pois, o dojo / academia é um templo onde reside mesmo que no sentido figurado todos os mestres precursores das respectivas modalidades de luta. Deste modo, é sensato manter a disciplina e compostura durante o treinamento.
De acordo com os grandes mestres uma pessoa desmazelada reflete uma alma frágil e impotente, logo devemos manter-nos arrumados e organizados para a prática marcial. Além disto, resguarda seu companheiro de treino contra possíveis ferimentos ocasionados por negligência leviana.
Copyright © 2013 - B.M.A.T - São Paulo - SP - Todos os direitos reservados. All Rights Reserved. JSC